Para manter a casa com um aroma agradável, sem precisar recorrer aos habituais sprays perfumados e incensos, que tal unir o útil ao agradável e aplicar a aromaterapia nos ambientes? Trata-se de uma arte que utiliza óleos essenciais — extraídos de plantas, flores e raízes — que promovem os equilíbrios físico, mental e espiritual, além de prevenir doenças.
— Os óleos essenciais vão além da mera função de perfumar o ambiente. São totalmente naturais e tem ação terapêutica, podendo aliviar o estresse, purificar o ar ou repelir insetos. Para cada cômodo ou finalidade, existe um aroma.
O mercado oferece vários produtos que também são decorativos: difusores a vela ou varetas, esferas ou anéis de cerâmica, bolas de madeira e sachês são algumas das opções disponíveis. Mas quem não quiser gastar cerca de R$ 70 com um difusor de vareta, Julia ensina uma mistura caseira que proporciona o mesmo efeito terapêutico:
— Pode-se colocar 100ml de álcool de cereal com dez gotas do óleo essencial desejado num vaso bonito, com varetas de churrasco, ou colocar folhas secas numa travessa bonita e gotejar o óleo. As gotas duram duas horas.
Embora reconheça os efeitos da aromaterapia, o alergista Marcelo Bossois não recomenda a aplicação da técnica em casa de alérgicos:
— A fragrância entra em contato com a mucosa sensível do nariz e piora o quadro de alergia.
Um cheiro para cada cômodo
Sala
Como é um ambiente onde há interação social, os aromas indicados são os de manjericão, hortelã-pimenta (que tira o cheiro do tabaco) e os cítricos, como os óleos de limão, tangerina, pois proporcionam alegria, harmonia e aconchego.
Cozinha
O de citronela afasta moscas. No dia a dia, os aromas mais recomendados são os de temperos, como alecrim, cravo, orégano e canela.
Quarto
Se a intenção é ter algo afrodisíaco, o indicado é o óleo de ylang-ylang. Para ter um sono melhor, o de lavanda, pois é mais relaxante. Em quarto de quem tem rinite, bronquite ou sinusite, pode-se usar óleo de eucalipto ou hortelã, descongestionantes.
Banheiro
Os óleos de capim-limão amenizam os odores típicos de banheiro. Pode-se fazer também uma mistura com menta.
Escritório
Óleos de limão, grapefruit ou hortelã são odores com as seguintes propriedades: organizar o pensamento, clarear a mente, e auxiliar a criatividade e a memória.
Autora: Fabiana Paiva