Tendência que chegou recentemente aos lares de alto padrão no Brasil, a automação residencial é item indispensável para quem quer usufruir tudo que sua casa pode oferecer. Porém, ter vários aparelhos high tech e automatizar um ou outro equipamento isoladamente não faz de sua casa inteligente.
A verdadeira automação residencial consiste na integração de vários desses equipamentos motorizados e automatizados conversando entre si. É esta integração que promove a segurança de uma casa inteligente, onde os elementos centrais são os sensores e câmeras.
Com isso fica fácil analisar os motivos que tornam uma residência automatizada mais segura.
Acesso à informação x Segurança
Na medida em que a automação residencial atrai pessoas no mundo todo por facilitar a vida de seus usuários, o seu uso voltado para a segurança pode ser aplicado em diversos cenários, sempre de acordo com a necessidade do cliente.
Um exemplo clássico faz a integração de sensores, alarmes, câmeras de segurança e qualquer dispositivo móvel para lhe oferecer o máximo de tranquilidade e segurança possíveis.
Ou seja, pode-se instalar sensores de movimento em todos os ambientes e, via imagem de câmeras de segurança, saber exatamente o que acontece no seu lar o tempo todo pelo celular, tablet ou computador de onde estiver.
Além disso, é possível programar para receber notificações quando algo atípico ocorre. Seja uma porta destravada, alarme ou sensor acionado.
Essa facilidade no acesso às informações faz toda a diferença quando a preocupação é proteger o seu lar e é o que torna a casa inteligente mais segura do que as outras.
Fonte: Natalia Nunes