Tecnologia residencial
Uma grande tendência para o mercado imobiliário é o uso da tecnologia como forma de prover conforto e comodidade para os moradores de uma residência. Muitas tarefas simples como, por exemplo, acender uma luz, são fáceis de serem realizadas por meio dos aparelhos para automação residencial.
Atualmente, esses equipamentos já vêm sendo bastante utilizado pelo setor industrial. O principal motivo para isso está no fato de que conseguem prover muitas facilidades e ainda são capazes de otimizar muitos processos.
No entanto, surgem cada vez mais aparelhos para automação residencial. As atividades domésticas, sem dúvida, ficam muito mais fáceis com essa ajuda.
Confira a seguir alguns exemplos de aparelhos disponíveis no mercado bem como as funcionalidades que apresentam.
MyWay Home Automation
Essa opção de aparelho para automação residencial oferece um sistema capaz de garantir o controle e integração do imóvel. Para prover essa facilidade, ele utiliza tablets, smartphones e até mesmo computadores para realizar o gerenciamento de dispositivos elétricos, som, vídeo, iluminação e até mesmo eletrodomésticos.
Logo, pode ser uma opção bastante interessante uma vez que se trata de um sistema bastante completo. O mais interessante desse tipo de equipamento é que ele não exige que seja feita reformas nem grandes trabalhos no imóvel. Isso é possível graças a tecnologia sem fio utilizada pelo aparelho.
O único requisito é instalar receptores e sensores especiais para que seja possível utilizar os dispositivos móveis.
OptiArt
A OptiArt é uma das poucas empresas brasileiras que atuam no setor de automação residencial que possuem software próprio. Em conjunto com outras grandes empresas como, por exemplo, a Ciscos, conseguiram desenvolver uma ótima central que é capaz de ajustar a internet, câmeras de segurança, equipamentos e projetor de vídeo.
No entanto, para contar com esse aparelho para automação residencial é necessário desembolsar uma quantia significativa de dinheiro. O orçamento varia entre R$15 mil a até R$500 mil para soluções mais completas.
Alternativa
Como se trata de um mercado relativamente recente, as poucas opções que existem costumam apresentar um alto custo para serem utilizadas. Diante disso, pode ser interessante se aventurar para desenvolver o seu próprio sistema de automação industrial.
Essa é uma excelente dica para quem quer obter bons resultados, mas sem gastar muito. A principal aquisição que será preciso fazer é a de uma placa de Arduino. Esse pequeno acessório é uma excelente alternativa para automatizar uma residência.
O grande diferencial desse aparelho para automação residencial é a grande quantidade de informações disponíveis sobre o assunto. Isso, sem dúvida, facilitará bastante a jornada de construir uma central para a sua casa.
Até a próxima!!!